Páginas

quarta-feira, 13 de maio de 2009

PASSEIO NO RIO LIMA
Esta semana tive oportunidade de descer o rio Lima em canoa. Após marcação com os colegas de trabalho e com o clube náutico de Ponte de Lima, a descida realizou-se no dia 12 de Maio de 2009, pelas 10H00.

A aventura começou na foz do rio Vade (junto ao campo da feira da vila de Ponte da Barca) e terminou na freguesia de Gemieira (concelho de Ponte de Lima).
Após receber regras básicas de canoagem e normas de segurança do monitor do clube náutico iniciou-se a descida.

A maior parte do percurso faz-se com facilidade, contudo, em locais onde existem pesqueiras surgem algumas dificuldades provocadas pela corrente e agitação da água. Nesses locais, quem nunca andou em canoa, sujeita-se a mergulhar em águas profundas e a ficar sem o meio de transporte.

No que me diz respeito, posso dizer que fiquei duas vezes sem o peixinho que me transportava e só o recuperei com a ajuda do monitor, no entanto, os mergulhos são sempre seguros graças ao equipamento usado (capacete, colete, fato de surf…).

Durante o trajecto, a vegetação ripícola existente nas duas margens enriquece o passeio. Observa-se particularmente freixos, amieiros, salgueiros, acer spp, choupos e sabugueiros.

Como aspecto negativo refiro apenas algumas pesqueiras fixas, utilizadas por pescadores gananciosos na pesca da lampreia, as quais ocupam a maior parte do rio e dificultam a passagem.
Aconselho vivamente a descer o rio Lima em canoa,

Contactos:
Clube Náutico de Ponte de Lima – S. Gonçalo – Arcozelo – 4990-150 Ponte de Lima
Telefone: 258944899
http://www.cnplima.com/

1 comentário:

  1. Como amante da Natureza e de Desporto que és, esta aventura no rio Lima foi sem dúvida uma experiência que gostaste (e talvez a repetir).
    Admiro a forma como olhas para a vegetação identificando-a, bem como o incentivo que sempres dás para a preservação da Natureza!
    Relativamente às pesqueiras fixas, a observação que fazes é pertinente e trata-se de um facto a lamentar...

    Espero pelas fotos desta aventura e por mais publicações no blog!

    Um grande beijinho,
    Ana

    ResponderEliminar